Objetivo Geral: Reconhecer o amor de Deus, que nos dá a vida com oportunidades para aprender a amar e crescer em espírito. Valorizar a sua vida e valorizar a todos enquanto seres criados por Deus que merecem respeito e carinho.
Objetivos Específicos
Objetivos Específicos
- Valorizar a vida como bênção divina, oportunidade que só Ele pode dar e só Ele pode tirar.
- Valorizar Jesus reconhecendo sua vinda como um acontecimento especial para todos nós.
- Valorizar a vida como oportunidade bendita de reparação.
- Aceitar os acontecimentos como parte de um plano reencarnatório para a felicidade futura.
- Despertar para a valorização do corpo e de suas funções, reconhecendo a sua importância e o fato de ele ser um empréstimo de Deus. Por isto iremos prestar contas, no futuro, pelo uso que dele fizermos (bom ou mal).
Bibliografia: O evangelho segundo o espiritismo-sede perfeitos, cap. V, item 14, vida e sexo,aborto,p.73; palavras de vida eterna, p. 29-30; Neio Lucio, alvorada crista- a vida fala I; pai nosso –Meimei.
Aprendendo com Jesus
INCENTIVAÇÃO
Apresentar ás crianças um cartaz com o desenho de uma mãezinha grávida, eles receberão um bebê feito de feltro com enchimento de manta acrílica o qual irão encaixar na barriga da mamãe. O cartaz da mamãe poderá ser feito de papel cartão ou tnt e o desenho da mamãe de feltro ou eva. A barriga pode ser representada com meia bola de isopor oca, essa parte será móvel para que a criança perceba que está colocando o bebê dentro da barriga da mamãe.
Falar da bondade de Deus que permite que os espíritos renasçam para aprenderem cada vez mais a praticar suas Leis, tendo Jesus como modelo de virtudes. Assim seremos mais felizes, fazendo também os outros felizes. (a mamãe, o papai, irmãozinhos, etc.)
DESENVOLVIMENTO
Mostrar um chuchu partido ao meio e numa metade ele estará sem a semente e com uma gravura de um feto. A outra metade estará com a semente.
Demonstrar que algumas mães por fraqueza, medo, egoísmo, vaidade ou orgulho, preferem desistir da missão confiada à elas por Deus e que antes haviam aceitado.Não querem mais gerar e educar aquele bebê que está no seu ventre e provocam o aborto (enquanto conversar com as crianças ir retirando a semente do chuchu com uma colher e mostrar agora o chuchu vazio)
Falar para as crianças que esse ato terá conseqüências gravíssimas para a mãe, o espírito do bebê e todas as pessoas que participaram do aborto.
Contar para a criança a Passagem de Jesus:
Passagem Evangélica:
“Tratai todos os homens da mesma forma que quereríeis que eles vos tratassem.” (São Lucas, cap. VI, v.31)
FALANDO COM A CRIANÇA
Jesus surgiu, apareceu, mas você querida criança nasceu num corpinho que Deus lhe emprestou e que estava na barriga da mamãe. O seu corpinho assim como o meu e de muitas outras pessoas são muito diferentes do corpo de Jesus e temos que cuidar muito bem dele, porque é ele que nos permite viver e aprender, a amar, a respeitar, a perdoar.
Deus que deu a vida a Jesus também lhe dá a vida assim como às plantas, aos animais, quando você precisou de nova chance de viver, mas somente Deus pode fazer isto. O sol, por exemplo, se levanta todos os dias e vai embora todos os dias também e ninguém o manda fazer isto, somente Deus. Assim também a sua vida; precisa vivê-la para aprender a amar, a ser bom, a respeitar e perdoar. É para isto que Deus permite nascer num novo corpinho. E se uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá um crime, sempre que tirar a vida de uma criança antes do seu nascimento, por isso impedindo a alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.
Com um Livrão mostrar imagens de bebês com suas mamães, crianças pequenas, filhotes de animais com as mamães, crianças amamentando, comendo papinhas, tomando banho, brincando com papai e mamãe.
Contar a história: A galinha afetuosa.
Contar a história através de uma galinha feita de caixa de papelão.
Conversarmos com a criança dizendo que assim como a galinha afetuosa que cuidou como o amor dos ovinhos, que não eram seus, pois ela não conseguia botar ovos, talvez por em outra encarnação cometendo o aborto feriu seu corpinho espiritual, mas ela não ficou reclamando de sua dificuldade, assim, ajudando os filhos de outras mamães e de outros papais a nascerem. Nós devemos valorizar a nossa vida, pois nós somos Espíritos imortais criados por Deus e que Deus permite através da reencarnação, de um novo corpinho, vivermos temporariamente na Terra, e que o nosso pai e a nossa mamãe nos ajuda com a formação desse corpinho. E que diante das dificuldades devemos ter a paciência, a aceitação e a alegria no viver, confiando em Deus e nas suas leis divinas, pela vida.
Trabalhar a quadrinha:
Chocalho com fotos da família de Jesus e de uma criança.
Presente de Deus
Você, criança amiga,
É um presente de Deus
Enviado com carinho
Aos familiares seus.
Nísia Anália
Realizar as atividades da cartilha
Fazer um perfil de uma mulher grávida, para eles abrirem a barriga e pregarem o bebê com velcro dentro dela, depois eles vão pregar Jesus no coração da mulher.
Trabalhando com Jesus
Pedir que peguem uma sementinha que vai representar um bebê e guardem com todo o carinho dentro do útero (lugar onde o bebê fica quentinho dentro da barriga da mamãe) que será representado por um copinho de papelão retirado da cartela de ovos.
Brincando com Jesus
DINÂMICA DOS BALÕES: Cada criança receberá um balão. Falar para a criança que o balão representa, a vida do nosso filho, que devemos cuidar muito bem dele, não deixando-o cair, não chutando-o.
Colocar o balão na barriga da criança simulando uma gravidez, na barriga da evangelizadora. Deixar as crianças brincarem com o balão como se fosse uma criança, com todo cuidado.
Aula feita pela Evangelizadora Patricia Ofugi para o Berçário, mas pode ser adaptada para outras turmas do nível I.
Recurso Didático:
http://cleidaalves.blogspot.com.br/2015/08/aula-infantil-sobre-o-aborto-ou-outra.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário