ROTEIRO DE AULA
Deus – Causa primeira
Deus – Causa primeira
Prece Inicial
Primeiro momento: iniciaremos a aula com a adivinhação "O quê é o quê é". De acordo com as respostas iremos montando no quadro(ou em cartolina) uma paisagem. O evangelizador fará, previamente, desenhos e os fixará no quadro com durex, até a paisagem ficar pronta.
1 - Todo mundo gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode estar no rio, no copo, torneira ou geladeira? O quê é o quê é? ÁGUA
2 - Sou enorme, irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me escondo. O quê é o quê é? SOL.
3 - Minha casa é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes. Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é? PEIXE.
4 - Gosto da terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me usam como alimento. O quê é o quê é? GRAMA.
7 - Tenho bico, duas asas e canto. O quê é o quê é? PÁSSARO.8 - Quando nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê é? BORBOLETA.
9 - Gosto muito de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão. Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é? ABELHA.
10 - Nasço, cresço, morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?
SER HUMANO.
Segundo momento: depois de montada a paisagem perguntar aos evangelizandos se eles gostaram, e se poderíamos acrescentar mais alguma coisa. Ver se as crianças percebem que poderemos acrescentar as nuvens, para ficar mais bonita.
Terceiro momento: perguntar para os evangelizandos quem gosta de brincar na água, tomar sol, banho de chuva, ouvir o canto dos passarinhos, deitar na grama, comer mel, pescar, quem tem aquário em casa, quem já percebeu como as borboletas são bonitas e coloridas.
Quarto momento: questionar as crianças se eles acham possível viver sem alguma dessas coisas. Se eles precisam pagar para ter tudo isso.
Conversar com os evangelizandos sobre quem nos deu esses presentes e por quê.
Explicar que tudo tem um autor. Que Deus nos coloca a disposição todos os dias, sem nada nos cobrar, o sol, a chuva, as plantas, os alimentos. Deus nos criou para evoluirmos espiritualmente.
Quinto momento:
- Pedir ás crianças que citem coisas que foram criadas por Deus.
- Fazer uma lista do que o ser humano criou transformando a natureza (roupas, móveis. casas).
SUGESTÃO DE TEXTO para distribuir e ler com as crianças:
DEUS
Deus criou o mundo em que vivemos, a terra, o sol, as nuvens, as estrelas,
a água, as plantas, as flores, o mar, os rios, as árvores e os animais.
Ele fez tudo isso para sentirmos o seu amor e para fazer do mundo
um local bom para se viver.
Dizemos que Deus é nosso Pai porque foi Ele quem criou os seres humanos
para aprenderem a ser pessoas boas.
Deus nos criou com inteligência para que possamos viver neste mundo maravilhoso
e usar as coisas que Ele criou quando precisarmos, como a água e os alimentos.
O ser humano também faz muitas coisas modificando a natureza, usando a inteligência.
O ser humano criou as casas, os carros, as roupas, a televisão,
os móveis, os aviões e muitas coisas mais.
Deus é muito bom conosco. Ele nos criou e nos deu um mundo muito legal para morarmos.
ATIVIDADES: distribuir aos evangelizandos 2 folhas em branco, uma para que façam desenhos coloridos de coisas que Deus criou, outra para coisas que o ser humano criou.
Se caso interessa essa musica pode contribuir e muito.
Fante: http://cleidaalves.blogspot.com.br/2016/06/musica-infantil-sobre-deus.html
Prece de encerramento
Obs.: "Desconheço a fonte desse roteiro de aula"
http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2009/02/roteiro-de-aula-deus-causa-primeira.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário