segunda-feira, 4 de julho de 2016

Dinâmicas sobre Familia

Dinâmica da Lição 02:

Família, nosso Primeiro Grupo Social (Adolescentes)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe: - Cumprimente-os, abrace-os. - Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os. - Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial. - Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.

4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões: - Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: Família, nosso Primeiro Grupo Social - Em seguida, deguste com os seus alunos cada assunto importante da lição, sempre de forma criativa e contextualizada. - Para concluir, aplique uma das dinâmicas: “Casa e Família” ou “Minha Família”, que proporcionará a reflexão sobre a boa convencia em família.

Texto Para Dinâmica:

Casa e Família Casa é uma construção de cimento e tijolos.

Família é uma construção de valores e princípios. Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio. Família é o abrigo do medo, da dor e da solidão. A Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar. A Família é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair. Numa casa criamos e alimentamos problemas. A Família é o centro de resolução de problemas. Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam. Na Família vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam e nas lutas se solidarizam. Casa é local de discussões, conflitos, discórdia. Na Família as discussões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer. Numa casa desdenha-se dos nossos valores. Na Família sonhamos juntos. Numa casa há azedume e destrato. Na Família sempre há lugar para a alegria. Numa casa nascem muitas lágrimas. Na Família plantam-se sorrisos. A casa é um nó que oprime, sufoca. A Família é um ninho que aconchega. Se você apenas mora em uma casa, eu o convido, com urgência, a conviver em família, para que Deus seja sempre o seu convidado especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário