terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A importância da Música na Evangelização Espirita Infantil


   



 Música, e uma forma de auxiliar a vida das pessoas, ensinado a gostar e mostrar a beleza da vida, valorizar o que traz equilíbrio e harmonia. A construção do bem precisa de trabalho e esforço. A Música ajuda e muito no desenvolvimento deste trabalho na infância, pois a construção do espirito e constante, e os pequeninos remete em nós grandes responsabilidade, e a formação do espirito no caminho da evolução começa na criança, tem que passar por esta faze tão necessária para o seu progresso. 

L.E. Questão: 
 383. Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pela infância?
      — Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível durante esse tempo às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação. "Os pais e os professores espíritas devem ponderar sobre este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da psicologia infantil e da pedagogia, mostrando a importância da educação da criança não apenas para esta vida mas para a sua própria evolução espiritual."
        “O Espiritismo prova a importância da música para a evolução do Espírito, não somente no plano de vida terrena, mas também na vida espiritual”. (Anuário Espírita, 1989)
    Em Nosso Lar, a localização do Campo da Música no seio do Ministério da Elevação nos faz pensar na importância da música para a evolução do Espírito... Na estrela de seis pontas, de um lado, o Ministério do Esclarecimento (conhecimento nobre, princípios superiores...), do outro lado, o Ministério da Elevação (do sentimento, desenvolvimento de ideais nobres, do sentimento elevado...) e ao centro, o Ministério da União Divina... o Saber de um lado, o Amor do outro lado, ambos conduzindo à união com Deus... O amor sendo despertado, os Espíritos sendo mais e mais sensibilizados para o Amor, com o uso da Música... (W. O. Alves, in Educação do Espírito – Introdução à Pedagogia Espírita, com adaptação)


Compreendemos a música como instrumento de educação do Espírito e de sensibilização por excelência. A música de qualidade que toca o sentimento... A música que quando revestida de conteúdo edificante e significante... nos une a esferas espirituais superiores, fortalecendo nossa vontade direcionada ao Bem, no sentido de nosso auto-aprimoramento... nos eleva o padrão vibratório, os pensamentos e os sentimentos... nos liberta de amarras, tensões e atavismos do passado, melhorando a nossa sintonia... e nos ilumina o coração e a mente, tornando-nos mais suscetíveis e abertos ao aprendizado de novas atitudes e conhecimentos.


Nos diz Walter O. Alves que “a música representa elevada interação vertical com as esferas espirituais. Mediante essa vivência, em nível espiritual, o sentir e o querer se harmonizam, aprimorando o sentimento e o lado moral da vida. O elemento melódico da música, em harmonia com o ritmo, embala a própria alma, ativando os movimentos interiores do Espírito. A arte melódica-harmônica-rítmica da música atinge as profundezas da alma, transportando o ser espiritual para as esferas superiores da vida, através da inspiração superior, atingindo as vibrações do mundo espiritual elevado e nobre”.
Todos nós temos as nossas tendencia positivas e negativas, trazemos isso conosco, e temos que trabalhar para ser desenvolvidos os valores que melhora a nossa condição espiritual. E a música e como válvulas propulsoras deste sentimentos, eleva o nosso eu para uma viagem na melodia das notas musicais que tem a intenção de ajudar, sendo que a mesma prisma pelo critério e zelo de auxiliar na construções da harmonia intima, Já que ela tem que ter conteúdo edificantes, pois samos seres em formação constante e temos os nossos pensamentos, os quais devemos ter o cuidado na sua construção, pois ele esta sempre ativo.
Olha isto aqui que muito interessante. 
Sabendo que “as crianças aprendem através de atividades adequadas ao seu nível de desenvolvimento”, pois, nos ensina Pestalozzi, que “o olho quer ver, o ouvido ouvir, o pé quer andar e a mão agarrar! Da mesma forma o coração quer crer e amar e o espírito quer pensar”, devemos procurar ferramentas que propiciem essa ação do evangelizando, o que o motivará mais e mais a frequentar as aulas de evangelização.
Nos diz o aludido autor que “A criança pequena não aprende por conceitos abstratos que falam ao cérebro, mas está mais aberta ao ritmo e ao sentimento que a música transmite. O ritmo e a harmonia da música auxiliam a sua harmonização interior. Assim, letras simples e objetivas, em ritmo harmonioso, alcançarão o coração infantil de forma adequada”; e que “o ritmo está presente na criança a partir de seu próprio organismo: o compasso das batidas do coração, o ritmo compassado do andar, o balançar dos braços, a seqüência interminável do dia e da noite, os horários das refeições, do descanso, tudo à sua volta fala que o Universo está envolvido em ritmo harmonioso”. 
A música também é uma forma de evangelizar, quando tem conteúdo e quando este conteúdo traduz a mensagem da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.
Às vezes observa-se a adoção, nas casas espíritas, muitas vezes por falta de opção, de músicas sem conteúdo educativo ou evangelizador e que, pelo seu ritmo animado, agradam aos evangelizandos.
Alguns aspectos devem ser considerados pelo evangelizador na escolha de músicas que venham a auxiliar no desenvolvimento da tarefa: 
  • O ritmo - a música produz formas-pensamento nobres ou inferiores, conforme seu conteúdo e ritmo, daí o cuidado que teve ter o evangelizador na escolha das peças musicais a serem trabalhadas, de modo que não venham a despertar a violência ou a sensualidade, por exemplo; o ritmo, suave ou mais movimentado, deve ser harmonioso.
  • A tonalidade – adequada à região de canto onde as crianças sintam-se mais à vontade, a música deve ser em tons maiores, preferencialmente, por serem os mesmos mais alegres.
  • A origem/procedência – a música 100% espírita traduz mensagens compatíveis com os princípios espíritas, o que pode não ocorrer com músicas adaptadas ou de origem religiosa diversa, que, em alguns casos, podem até entrar em contradição com a Doutrina.
  • O conteúdo – as letras devem ser revestidas de linguagem simples, clara e objetiva, de modo a traduzir com fidelidade o conteúdo pretendido, sem duplo-sentido e sem complexidade exagerada; e devem traduzir com fidelidade o que apregoa a Doutrina.

  • A interpretação – as canções devem ser cantadas com alegria; o evangelizador deve sentir o que canta para poder passar realmente a mensagem; o uso de gestos e coreografias é muito apreciado pelas crianças e até pelos jovens e servem para liberar energia, integrar e animar. 
    Importante é destacar que a música tem várias utilidades, independentemente de ser ferramenta valiosa no contexto da evangelização. A nova ciência da musicoterapia aponta inúmeras vantagens que justificam a sua adoção. Hal Lingerman, estudioso do assunto e autor do livro “As energias curativas da música”, aponta algumas coisas que a boa música pode fazer:

    • atenuar a fadiga física e a inércia, aumentando a vitalidade física,
    • acalmar a ansiedade e as tensões,
    • liberar a raiva,
    • elevar os sentimentos,
    • penetrar em estados de espírito,
    • concentrar o pensamento,
    • ajudar a definir claramente metas,
    • liberar a coragem e a persistência,
    • aprofundar os relacionamentos e enriquecer amizades,
    • fortalecer a caráter e o comportamento construtivo,
    • expandir a consciência de Deus,
    • estimular a criatividade e a sensibilidade. 

 Deixa que teu coração voe, além do horizonte, nas asas da música sublime que verte do Céu a Terra, a fim de conduzir-te da Terra ao Céu... Ouve-lhe os poemas de eterna beleza, em cuja exaltação da harmonia tudo é gloriosa ascensão.
Nesse arrebatamento às Esferas do Sem Fim, o silêncio será criação excelsa em tua alma, a lágrima ser-te-á soberana alegria e a dor será teu cântico. Escuta e segue a flama do pensamento que transpõe a rota dos mundos, associando tuas preces de jubilosa esperança às cintilações das estrelas!...
Não te detenhas. Cede à cariciosa influência da melodia que te impele à distância da sombra, para que a luz te purifique, pois a música que te eleva a emoção e te descerra a grandeza da vida significa, entre os homens, a mensagem permanente de Deus.   
    F.C Xavier/Emmanuel, em Trilha de Luz8
Fonte: www.cvdee.org.br - Material extraído da Coletânea de textos e artigos para estudos, organizado por Graça Melo.

 Neste texto que achei, gostei muito, pois ele aborda de forma clara a importância do uso da musica e a responsabilidade deste momento.. 

E por que não acrescentar mais este trecho do texto a Influência Energética da Música sobre o Espirito. 


O fato de sermos seres espirituais nos torna altamente susceptíveis, no nosso cotidiano, a efeitos de influências vibratórias tanto positivas quanto negativas, embora nem sempre estejamos conscientes disso. Esta vibração atinge especialmente nossos chakras, ou seja, os centros de atividade para recepção, assimilação e transmissão de energias vitais de que somos possuidores.  Dessa maneira, podemos nos beneficiar espiritualmente de uma energia positiva gerada por uma música que nos agrade como também podemos nos desequilibrar espiritualmente frente a uma energia negativa produzida por uma música não afinada com os nosso gosto ou com a nossa natureza evolutiva espiritual.
  Trecho do artigo Música e Espiritismo, de João Marcelo Gonçalves Coelho, publicado na revista Mensageiro, no qual o autor enfatiza a importância da música na criação de uma ambiência entre os dois planos, terrestre e espiritual, escrevendo “a música, desde que sublime, é prece que enleva e enobrece o espírito eterno que todos somos, permitindo-nos entrar em estreita comunhão com os planos superiores da expressão espiritual.”

Portanto, para que o corpo e o espírito se mantenham em pleno equilíbrio, ao lado da higiene física e mental e da alimentação e hábitos saudáveis, a rotina de audição de uma música que nos induza a calma e ao prazer deve ser cultivada para que sejam alcançados os objetivos harmônicos que desejamos manter em nossa trajetória terrena.

Que o Divino mestre Jesus ilumine os nossos passos, para que sejamos sinceros e verdadeiros com esta doutrina maravilhosa que traz muito luz.  
   
                                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário