segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

"Bolinha, o pintinho fujão." - Jardim

💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜💗💛💜


                                                                       






    Caros pais e evangelizadores, segue abaixo uma sugestão de História: "Bolinha, o pintinho fujão."    Esperamos que gostem.


Faixa Etária: Jardim

Objetivo: O objetivo e despertar na criança a importância da família, e para isso deve começar com perguntas que promova a capacidade reflexiva nas crianças, provocar isso nela, despertar ela para esse contexto, assimilar o que é a família.

Perguntar aos pequeninos.

Os filhotes de animais precisam dos pais para viver ou eles conseguem sobreviver sozinhos, os pais e quem cuida de nós? Dando comida? E em que lugar elas fazem isso? Na rua ou tem um lugar muito bom que é a nossa casa? Temos o nosso lar, onde estão quem cuida de nós? Não é isso? Esta casa mora quem lá? As pessoas mais importantes das nossas vidas? E quem são? Se essas pessoas não existissem nós existiríamos??? Quem é responsável pela casa? Quem cuida da casa?  (Os Pais ou Responsáveis, tais como Avôs etc. buscar ter cuidado neste momento, pois a família devido as mudanças que acorre mudaram o seu contexto, não é mais patriarcal, hoje temos mães que sustentas as casas, pai, etc.… vivemos uma realidade diferente hoje do que antes, então devemos respeitar essa realidade que envolve as crianças.)   Assim a criança vai despertando para a importância da sua família, com os seus recursos, pois se moramos em casa simples ou não, o que importa realmente e os sentimentos que guarda essa família nas suas ações, e não os bens materiais, pois é o amor, fraternidades, pois são esses o verdadeiro laços que nos uni e preserva o que ela representa. etc...

                       Autora: Cecilia Bueno dos Reis Amoroso


Tema: Valor do lar/ valor da família

Resumo: Bolinha era um pintinho que se encontrava insatisfeito com sua casa.
Um dia resolver fugir para morar em uma casa mais bonita.
Tenta morara com diversos animais, porém não consegue se adaptar a nova vida.
Escurece e ele sente frio e fome, quando ouve sua mãe chamá-lo.
Recorda o quanto sua casinha era quente e sua mãezinha afetuosa e resolve regressar ao lar.

                                                          Bolinha, o pintinho fujão 


Bolinha era um pintinho amarelinho e gordinho. Ele parecia mesmo uma bolinha. Bolinha estava triste no galinheiro.
- Vou me embora daqui, disse ele. Minha casa é feia. Quero uma casa bonita, piu...piu...piu... 

Bolinha foi-se embora e ninguém viu. D. Pintada que era sua mãe, ficou desesperada. Queria o seu filhinho de volta, e gritava: bolinha, bolinha! Onde está você Coc...Coc...Coc...
Bolinha andou ... andou... andou... e viu um passarinho numa árvore. O passarinho cantava alegre.
 Bolinha perguntou: passarinho, posso morar com você? – Pode sim, suba até aqui, respondeu o passarinho. Subir até aí? Disse bolinha, espantado. Aí é muito alto, e eu posso cair e me machucar...não passarinho, não gosto de sua casa. Vou-me embora. Piu...piu...piu... 

Bolinha nadou... andou... andou... e chegou à margem de um rio. Viu um peixinho nadando muito contente. Bolinha perguntou: 

-Peixinho, posso morar com você? – pode sim,atire-se aqui dentro d´água, respondeu o peixinho.- atirar-me ai dentro? Perguntou bolinha admirado. Não, não, peixinho, não gosto de sua casa, e foi-se embora. Piu... piu... piu... 

Bolinha andou... andou... andou... e encontrou com um tatu que estava cavando a terra, muito satisfeito. 

Bolinha perguntou: - tatu, posso morar com você? 

- Pode sim, bolinha, entre aqui neste buraco, respondeu o tatu. Venha ver a minha casa.

- Entrar neste buraco fundo e escuro? Perguntou bolinha, muito assustado. Tenho medo. Tatu, não gosto da sua casa. E foi-se embora. Piu...piu...piu...

Bolinha andou... andou... andou... até que começou a escurecer. Bolinha estava cansado, estava com fome. Bolinha sentia medo e frio, e começou a chorar.
Nisto, bolinha ouviu ao longe D. pintada, que gritava: bolinha, bolinha! Onde está você? 

Bolinha começou a lembrar: - como a mamãe é boa! Como ela me quer bem! Como as suas asas são quentinhas. Que comidinha gostosa, a da mamãe!
Bolinha disparou a correr. Correu, correu até encontrar as asas carinhosas de D. pintada. E, todo contente, escondido na mamãe, bolinha começou a falar: 

- Como é boa a mamãe! Como estou contente! E olhando para o galinheiro, continuou: mamãe, não há casa mais bonita que a minha!

Bibliografia: 

Fonte: De um dos livros de Evangelização da FEB.

http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html

http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/psicologia/a-familia-na-atualidade.htm



Obs. As figuras coloridas tirei de um endereço e infelizmente não copiei no momento o endereço do site, se por acaso alguém souber por favor avisar para que o mesmo seja corrigido. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário